Home  Contate-nos  Painel Web  Produtos  Terça 21 de Maio de 2019
 A Empresa
Quem Somos
Fundador
Fale Conosco
 O que temos:
Produtos
Serviços
Treinamentos
 Sistemas W:
W_SMS
W_CRM
W_VoIP
W_VoIPPhone
W_Financeiro
W_TeleMarketing
W_Security
W_Food
W_Comércio
W_Pizzaria
W_FrenteCaixa
W_Padaria
W_Comandas
W_Bijou
W_Varejo
W_Estoque
W_Retifica
W_Ponto
W_Folha
W_Escolas
 Licenciamento
Definitivo
Temporário
Bancos de Dados
MS-SQLServer
MySQL
 Cases
Sabesp
AEW Telecom
Dom Cursino
 Parceiros
AEW Telecom
Sparx Systems
 Diversos
Downloads
W_Relatórios
Acadêmicas
Finanças
MBA
Desenvolvimento
Palestra: Crimes Digitais
Artigos
Acesso Restrito
Clientes
Help Desk
Administração
Case: SABESP


Como é sabido do grande público brasileiro a SABESP (Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), cuja missão principal no Estado de São Paulo é fornecer os serviços de água potável e tratamento de esgotos, é uma das maiores empresas de saneamento básico do planeta.

Em sendo esta grande empresa responsável por tão importante serviço prestado a população já é de se supor que a organização administrativa para gerir tamanho volume negociado não seja coisa simples.

E não é mesmo, pois a Sabesp atende tanto os clientes residenciais como também os chamados grandes consumidores, agora imagine um processo que permita organizar as medições dos consumos para ambos os consumidores e escalona-lo dentro de recursos limitados tais como: o prazo de leitura, prazo para processamento das respectivas contas de consumo, envio para o agente financeiro e outras atividades que envolvam esta administração.

A saída para este processo era determinar uma equipe com vários analistas de consumo que permaneciam durante aproximadamente 3 ( três ) meses preparando uma planilha que contemplasse a todas as questões envolvidas. E ainda, mais uma equipe que faria a leitura desta planilha para a devida entrada de dados no sistema corporativo da empresa, o que demorava em média de 30 ( trinta ) dias.

Visto que este processo era oneroso e lento a Sabesp no segundo semestre de 2001 lançou um edital de licitação convocando o mercado desenvolvedor de software para apresentar uma solução para o problema denominado Cronograma Sabesp de Leitura e Faturamento. As empresas Vertis Tecnologia e Expertise Tecnologia foram as vencedoras do processo licitatório e para compor com seus quadros técnicos contratou os serviços da W PC Software, na pessoa de seu fundador Walter Pereira de Carvalho.

Na divisão das tarefas coube à W PC Software a incumbência de desenvolver o algoritmo de distribuição dos eventos envolvidos no processo de elaboração do cronograma.

O algoritmo desenvolvido permitiu que a planilha de distribuição dos eventos para um ano fosse elaborada em 6 (seis) minutos, num equipamento de 1.0 Ghz com 256 mbytes de RAM, uma diferença espetacular ante ao processo manual.

Não satisfeita com o resultado obtido a W PC criou para após a distribuição a possibilidade de simulações de cronogramas, o que para a Sabesp passou a ser instrumento de planejamento, pois agora era possível equalizar as diferenças ligadas as áreas de produção e financeira. A partir da simulação era possível uma análise imediata do resultado econômico e financeiro levando-se em consideração dois critérios: Mês Fiscal e Mês Referência.

Ainda, o sistema permite a emissão de uma planilha para publicação direta na Intranet da empresa que será vizualizada por todos os Escritórios Regionais e Atendimentos Comerciais, bem como exporta um arquivo para comunicação com o MainFrame, levando os dados diretamente para o sistema corporativo, sem um mínimo de hipótese de erros.

As figuras abaixo ilustram o processo de Simulação de um Cronograma.
















Hoje o processo administrativo é tranquilo e parte desta tranquilidade se deve ao árduo trabalho de desenvolvimento de programas que efetivamente funcionam da W PC Software.

Suporte On-Line
(C) W PC Software 1989-2016 - Todos os direitos reservados EMail:info@wpcsoftware.com.br